segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Tentativa de introdução frustrada

"Sou composta de urgências; minhas alegrias são intensas, minhas tristezas, absolutas.
Me entupo de ausências, me esvazio em excessos.
Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos"
Clarice Lispector


        E é com a licença de Clarice que começo esse texto, porque, sinceramente, nunca li definição melhor para o que eu tenho sido em todos esses anos: puro excesso. Aliás, todas nós, mulheres, assim o somos. Exageradas, sempre um copo transbordando e, porque não dizer, loucas?

        Já ouvi muito essa frase: "Deixa de ser louca"... E não falo só de relacionamentos mal acabados, acabados ou a beira da morte. Falo de amigos, tititis, namorados, de, em geral, tudo que se movimente e seja um poço de testosterona. Mas, parando para pensar, "de perto, ninguém é normal". E comigo não seria diferente.

      Não, não pretendo escrever textos feministas ou de dor-de-cotovelo. Foi só uma introdução desfocada para que vocês entendam um pouco de como sou. Olá, essa sou eu, libriana, louca, são paulina e completamente exagerada.

      Não sei ao certo sobre o que pretendo falar em outras vezes - e pretendo escrever de novo? - só fui arrebatada por essa vontade repentina hoje. Mas, certamente, não vou escapar a vontade de escrever sobre três paixões: cinema, livros e futebol - sim, futebol. O que não quer dizer que eu veja os melhores filmes ou leia os melhores livros... Só torço para o melhor time!

      Aliás, eu vejo de tudo e gosto (pasmem?) de extremos. Por exemplo, dois dos filmes que eu mais amo (e, acredite, são muitos os que eu amo) são Rocky IV e O Poderoso Chefão III. Uma pausa para dois parênteses...


Parênteses 1: As pessoas classificam o Rocky como filme B. Ok, talvez até seja, mas vale procurar um pouco sobre os bastidores da história, como o Stallone teve que bater o pé para que ele e a paralisia facial fossem estrelas de seu roteiro. Além de consagrar uma das músicas que eu mais gosto, Eye of the Tiger. (se não ouviu - impossível - ouça agora!) O último Rocky, aliás, que tanto criticaram, para mim, é o segundo melhor da saga. Tem uma das falas mais incríveis que eu ja vi: (ah! eis outra paixão: sou tarada por diálogos e frases feitas, mantenho um apanhado de folhas e a tentativa de um caderno) quando o Rocko, para os íntimos, diz que "the world ain't all sunshine and rainbows...", mas isso já é tema para um outro texto inteiro.

Parênteses 2: Quem gosta mesmo de O Poderoso Chefão vai dizer que sou louca (?!) e que o melhor é o primeiro ou que os três são um só. Concordo com a segunda parte, mas o terceiro, em particular, me impressionou muito. O grito do Al Pacino - para mim o melhor de todos na face da terra - sem som, nas escadas do teatro... Nossa! Uma cena fantástica! (outra melhor, aliás, não por coincidência, também é com ele, em Perfume de Mulher) Mas tudo no O Poderoso Chefão é perfeito, os diálogos, o Marlon Brando, a cabeça de cavalo, o Sonny metralhado... Poderia enumerar cenas e fatos aqui até amanhã, mas, também fica para outra hora.


      Voltando... Esqueci de comentar uma mania (lembrada por um amigo muito querido) de ler e reler as coisas e ver e rever os filmes. Não sei se devo isso à memória de peixe dourado abençoada que eu tenho ou à simples vontade de ver as coisas que me agradam o tempo todo. Para ter uma idéia, já li O Príncipe (Maquiavel) umas quatro vezes e já devo ter visto Cães de Aluguel (Tarantino, para mim, é o melhor) outras tantas cinco.

      Acho que é isso. Na verdade, um blog seria mais um exercício de escrever, tenho sentido falta disso (resultado de tantos anos de formada e sem exercer a profissão?) e, como é de se notar, estou com uma dificuldade imensa em organizar idéias.

      Bem vindo e, se possível, enlouqueça também.

4 comentários:

  1. Torce pro melhor time? Não sabiq q vc tinha virado santista!!! hahaha.. Brincadeira Dri! Parabéns pelo novo blog! Desejo todo sucesso para você!!!

    Louca.. ahahahah...

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. C eu ficar um tico mais insano lendo este blog estarei ficando mais afeminado?

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos Cumpanheiros , não sei ler muito bem , mas com o que eu aprendi vou tentar descrever essa grande MATÉRIA que eu li , que é digna de revista Veja, mas continuando o assunto essa menina é muito boa Jornalista , se eu pudesse , contrataria para ser minha editora.
    Então quero deixar um aviso para meus cumpanheiros das editoras, ... contratem essa menina.
    Abraços queridos Cumpanheiros.

    ResponderExcluir
  4. Que bom! Gosto dos seus textos e das suas ideias. E quem foi o cara FODA que eu emprestou e te forçou a assistir O PODEROSO CHEFÃO? Hein? Hein? Hein?

    Fuck yea, baby!

    ResponderExcluir