terça-feira, 21 de dezembro de 2010


"Às vezes me preservo, noutras, suicido"
Zeca Baleiro, Flor da Pele

       
        Sou louca por luzes de Natal! Tudo fica bonito, simpático, receptivo. Por outro lado... Não me agrada, de todo, o "clima fim de ano no ar". As pessoas parecem mudar do nada! De repente, todo mundo quer tirar gato de árvore, escrever um livro e reciclar o lixo de casa! Porque raios não fazer isso o ano todo? Precisa ser assim só na última quinzena?

        O começo de um ano tem seu lado bonito, sabe? Essa coisa mágica de renovação, de acreditar na sustentabilidade, que a água potável no mundo nunca vai acabar, as geleiras não vão derreter, o buraco da camada de ozônio vai se auto-tampar (?!), as coréias não vão se explodir, o Assange foi preso, claro e somente, acusado de crime sexual... Detesto trazê-lo para realidade, meu bem, mas passagem de ano é só... Passagem de ano! A data pode até incitar as pessoas, mas, raramente e é constatado, as mudanças ocorrerão em vias de fato.

        Não, não sou pessimista. Só acho que uma dose de realidade não faz mal à ninguém. Considero válido e essencial ter esperança e ser otimista, mas existem limites e, infelizmente, nem tudo na vida são flores. É preciso encontrar um meio termo entre otimismo e pessimismo. Claro que eu estou anos luz desse pontinho mágico de equilíbrio, mas "façam o que eu digo, não façam o que eu faço".

        Em três parágrafos consegui falar sobre dois pontos de vista e não me decidi por nenhum deles! Estou visivelmente em cima do muro, mas erguendo a bandeira do equilíbrio porque eu sei o que é ideal. O difícil é chegar lá! 

        Meu conselho demagogo da segunda quinzena de dezembro é que você leve para seu 2011 algumas verdades que considero inescapáveis:

* As situações mudam, as pessoas nem tanto.

* Preserve sempre a relação com seus pais, somente (somente mesmo e de fato) eles estarão do seu lado incondicionalmente em qualquer situação.

* Se apegue à alguma crença, não importa se é católica, espírita ou do maradona... Acreditar em algo maior nos da força para acordar no dia seguinte quando o copo parece meio vazio.

* Se não tem o que dizer, simplesmente não fale. O silêncio, muitas vezes, é a melhor opção e companhia.

* Peça desculpas quando estiver errado. Explodir é um problema, mas não reconhecer um erro é muito pior.

* Nunca minta. Cazuza que me perdoe, mas mentiras sinceras não interessam à ninguém e, quase sempre, estragam tudo.

* Ria muito de todos os tipos de bobagens com pessoas que você ama, esses momentos (e os chás) nos fazem viver mais.

        Conselhos de "Filtro Solar" à parte, encerro esse post desejando um ano melhor à todos, afinal, como já dizia Mário Quintana, "A esperança é um urubu pintado de verde"...


Um comentário:

  1. Uma dose de realismo não faz mal a ninguém, assim como uma taça de vinho por dia, suco de beringela e outras tantas promessas da ciência ainda em vigência.

    Belo texto.

    ResponderExcluir