sexta-feira, 3 de setembro de 2010



Verdades inescapáveis e  como esquivar de bobos, fofoqueiros e pessimistas


        Reparei esses dias: Pessoas que mantém uma foto delas, sozinhas na tela do celular, me intrigam. Muito. Assim, se você tem uma foto sua com outra pessoa, com o seu cachorro... Sei lá! Entendo perfeitamente, simboliza um momento, alguém importante, enfim, você se sente bem ao olhar essa imagem. Agora, e as fotos sozinhas? Representam o quê?

       Narciso, reza a mitologia grega, apaixonou-se pelo próprio reflexo no lago - morreu afogado, mas isso não vem ao caso - e, daí surgiu a idéia de "narcisismo", à grosso modo, são as pessoas que se amam demais, se olham demais e similares. Li que essa palavra vem do grego "narke", cujo significado é algo como o nosso "entorpecido". Total sentido, não? O sujeito fica anestesiado com sua auto-admiração.

        Seriam, então, as fotos sozinhas nas telas dos celulares, dos computadores e nos porta-retratos das mesas de trabalho uma manifestação de Narcisismo Pós-Moderno? (licença poética para me fazer entender)

        E por falar em modernidade, (?!) porque as pessoas compram tanto pela internet? Ninguém mais quer sair de casa? As vezes, acho que deve ser, não só pela comodidade, mas pelos descontos. Sempre me falam para assinar esses serviços de "locadora virtual". Muito mais barato, você fica o tempo que quiser com o DVD e blá, blá, blá. Não quero! Amo aquele ritual de ir à locadora, olhar os mesmos filmes, espiar as mesmas sinopses e escolher o que quero levar. A tela do computador me cansa, para falar a verdade.

        Aliás, algumas pessoas me cansam. Muito difícil eu não gostar de alguém, agora, se isso acontecer, impossível me convencer do contrário. Acho que, além de ser a filha inteligente, sou a que herdou os genes de cabeça dura. Prefiro seres humanos irritantes do que os bobos. Aliás, considero bobo o pior dos xingamentos (tirando aqueles que se referem à mãe, pai e irmã, claro!). Isso porque o bobo não é capaz nem de incomodar! Nem raiva dá na gente, acho tenso dizer que alguém não tem a capacidade de despertar nada em você. Meu conselho é apenas relevar, não vale perder tempo com pessoas de profundidade equivalente à um pires! (Não, não sou arrogante, mesmo que tenha parecido!)

        Agora, fofoqueiros e pessimistas me irritam até o último fio de cabelo ruim! Porque você não consegue ignorar, eles querem te contar, se lamentar, eles te CONSOMEM! Se você está de bom humor, não se engane, 15 minutos de conversa e o pessimista ou te deprime, ou te irrita! Estou incrivelmente longe de ser otimista, muito pelo contrário, mas não sou de me lamentar, mesmo porque, não resolve nada, bobear, até piora! Sem falso moralismo, claro, porque fofoca, uma hora ou outra, se levarmos o conceito ao pé da letra, você acaba fazendo. Mas tem gente que faz disso quase uma filosofia de vida, nunca vi coisa igual! Não, não quero saber se a colega de classe da prima da sua vizinha é danada! (cara, danada é uma palavra que me faz rir muito!)

        E é isso! Vamos rir, que é o que nos resta! Não faz bem se levar muito a sério! A maré não está boa? Calma, uma hora ela melhora... Caso contrário, talvez você só precise olhar as coisas por um outro prisma, afinal, já dizia Antoine de Saint-Exupéry: "Para enxergar claro, basta mudar a direção do olhar".

        (...)

        Final de post filosófico e de auto-ajuda à parte porque, claro, isso não combina, nem de perto, comigo... Vocês já viram Hooligans? (trailer aqui!) Sensacional esse filme! Quem gosta de esportes, vai amar as cenas em que eles cantam os hinos e tal. É HIPER violento, dá vontade de sair chutando todo mundo por aí, não que isso seja certo, claro... Recomendo totalmente! Você vai ver que o Elijah Wood é muito mais que o Frodo Bolseiro. "What I was about to learn no school in the world could teach me"

        E se você não sabe quem é o Exupéry, corre e lê O Pequeno Príncipe! É muito bom, de verdade mesmo. E não, não está na linha Fernão Capelo Gaivota... É mais interessante e mais bonito de se ler (?!), de verdade. Mas, que fique claro, eu gostei do Fernão!
       

2 comentários:

  1. Sorte que sempre fui chamado pela senhorita de bocó e não de bobo. E, sei lá, essa coisa de narcisimo me lembou muito da Rafa e da Nkia do Mackenzie. Elas adoravam uma foto sozinha. Às vezes com um cachorrinho, só pra mostrar o silicone novo, você sabe...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. im forever blowing bubbles!!!

    ResponderExcluir